Jonas Furtado
Uma gaveta de escritos em rede
Capa Meu Diário Textos Áudios Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Leiturinha é cafezinho

CLARISSA, novo livro infantil de Ana Meireles, lançado pela Ed. Folheando, acaba de chegar em minhas mãos pelo amigo, poeta Marcos Samuel. O livro é dedicado à netinha de Meireles, e traz uma leitura leve e atraente que certamente indico às crianças (pequenas e grandes também). A autora nos presenteia com um mundo de apresentação, feições e poesia pairando no ar que deixam no rosto a satisfação por mais uma viagem que, sendo breve, acrescenta motivações superiores no trato de nossos entes queridos.
É um livro de amor sem exagero na ternura (o que é mais soma também). A obra nos remete ao encanto infantil diante das coisas do mundo (dos seres – como os animais, neste caso): “Gostava de animais. (...). Mas eram os cavalos a sua mais profunda paixão.” (p. 9); há uma ligação temática, portanto, com livros do gênero.
Destaco também a criação de memória de família que deixará no tempo um registro mágico que, insistente, só fica porque há simplicidade no manuseio da arte para criança: nisso, Meireles mostra uma sensibilidade de escritora, mãe e avó.
As ilustrações do livro complementam a mágica na formação da história, carimbando a obra de arte, com a maestria de Felipe Tognoli.
Terminei de ler e, por gostar, lerei novamente agora na companhia de minha filhinha de 5 anos. E assim, prosseguimos criando memórias afetivas: com arte.
“A imaginação da menina seguia com os olhos o movimento das patas dos cavalos com a velocidade das fantasias que sua mente criava.” (p. 19)
E depois de tanta felicidade, como não sorrir também? (pergunta retórica).
Parabéns, Ana Meireles! E obrigado, Marcos Samuel pela presente leitura.
Faça da vida uma viagem: LEIA!
Jonas Furtado
Enviado por Jonas Furtado em 10/11/2020
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links